Nascida em 31 de Outubro de 1950, na cidade De Bagdad, actualmente tenha-se fixado na cidade de Londres, o seu atlier, executando os seus projectos.
Desde logo, Zaha Hadid tem demonstrado grande optimismo na realização das promessas incumpridas da modernidade. Não é de estranhar que o seu fascínio pelo período heróico da Arquitectura moderna esteja, acima de tudo, relacionado com a vastidão dos seus objectivos, orientados para transformação efectiva das sociedades....só existe uma via, que está em seguir o caminho aberto pela experimentação dos primeiros Modernistas.
Inversamente ao que é comum veiculado, a obra de Zaha assenta numa sustentada base programática, revelando simultaneamente radicalidade interventiva e ponderação reflexiva. Talvez não exista percurso arquitectónico contemporâneo mais incompreendido quanto aos seus fundamentos projectuais. Na verdade, a investigação desta arquitectura sobre o programa tem sido menorizada perante a exuberância das suas formalizações "caligráficas"..
Um momento de minha análise, pondero, que, todas as suas obras de Zaha têm algo k se encaixe no meio envolvente, é então organisista, mas de um termo mais banal, "estranho".
Elogiando de igual o seu carácter e sua criatividade, de experimentação, de formas modos e vias a alcançar a sua optimização projectual. Mulher de grande ponderação e de supreendentes modos de expressão!
Assim finalizo, e cito algo que hoje me encheu a alma, " que sejamos forte suficientes para alcançar os nossos objectivos"
A todos que a resistência do pensamento ocupe sempre as prioridades, e o assobio seja cada vez mais forte além de esperado! Coragem!
Abraço
Um comentário:
Tem-se reclamado sobre o facto de existir eventuais erros ortográficos, é de facto uma situação lamentável..blá blá..
mas nao é de todo uma situação é qual me orgulho, mas a pressa de quere algo, e nao ler, faz com os erros surgem naturalmente..
é vida meus caros!
Agradecimentos
Postar um comentário