sábado, 19 de janeiro de 2008

Centro de arte contemporânea






A proposta lançada foi a concepção de um edifício de culto/contemplação.

Quanto á concepção do Edifico, adaptei-me ao conceito escolhido: Movimento.
Inicialmente a origem da sua forma, obteve-se com um cravo, e símbolo de revolução, começa aqui o Movimento. Transformando a palavra em sim com talvez outro sentido. Sendo assim, em vez de compartimentos organizados na ortogonal, e linhas demasiadamente frias e simples, optei por "brincar" com a tal forma de um cravo, e tentando usar curvas, para salientar movimento ao edifício.

O Edifício, que se assenta num terreno com bastantes curvas de nível, mantém-se fluído, para não danificar a envolvente.

Sendo um edifício de altura máxima de 8m, centrada num clarabóia interior que se estende até á cobertura. Nesse espaço, o seu interior seja reservado num tapete verde de relva.
A cobertura tem fortemente influência orgânicas, para trazer sensações quebradas e soltas. Porém, não é toda trabalhada na mesma altura, conjugando o ponto mais alto, centrado no edifico, prolongando-se até ao ponto mais afastado.
Quanto á organização de espaços interiores, optei por usar uma planta livre e minimalista, guiando o visitante desde o início(recepção) até ao espaço de convívio (café/bar), este se estende na paisagem captando em pleno a natureza circundante através de uma entre outras paredes de vidro. Esta que é inclinada evita as direcções solares directas.

Localização: Oliveira Stª Maria
Terreno: Santa Tecla
Ano: 06´/07´
Ano curricular: Arquitectura I

Universidade Lusíada V. N. Famalicão
Faculdade de Arquitectura e Artes- f.a.a




terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Réplicas

".. went down the hill, the other day
my soul got happy and stayed all day
went down the hill, the other day
my soul got happy and stayed all day

"..All that we needed was right
The threshold is breaking tonight

Open to everything happy and sad
Seeing the good when it's all going bad
Seeing the sun when I can't really see
Hoping the sun will at least look at me

Focus on everything better today
All that I needed I never could say
Hold on to people they're slipping away
Hold on to this while it's slipping away
.."

Resistência do pensamento

O titulo caracteriza-se por ser não um movimento, nem uma demonstração, mas sim invocando ao pensamento liberto de preconceitos , e livres de se expor a novos conceitos pragmáticos, e existencialistas. Um turbilhão de ideias opiniões e temas diferentes sem nunca cair na rotina, o aparecimento de novos posts, só acontece com a necessidade da autora de exprimir e se evidenciar e se fazer caracterizar neste novo mundo. Musica, arte, e um pouco de ocasiões que fazem cair, e nos remota para um blog com um pouco mais de formalidade, provando capacidade suficiente para sobreviver e continuar a respirar..


Powered By Blogger

sobre mim...

estudante perdidamente apaixonada pela Arquitectura, amar perdidamente a arte..